segunda-feira, 12 de novembro de 2012

fim da epopeia

Até há pouco fui tão engraçadinho
falando de andorinhas, formigas,
xícara e botas - acabou a festa,
ouviu? E não me venha com
conselho de uma pessoa sensata
que fala de loucura com um lindo sorriso
e uma calma de matar elefantes de tédio.
Não me fale mesmo de loucura como
se fosse a demência uma ampla casa
confortável com portas e janelas abertas.
Eu também pequei, confesso, em ver luzes
dentro de uma caverna escura, pois é isto
a loucura - uma caverna escura, e o colorido
no teto e no chão é apenas uma vontade
de não querer morrer cedo, nada mais.
Portanto, não me venha falar de loucura
com os olhos brilhando e um sorriso lindo no rosto.
Saiba definitivamente: andorinhas não têm dono,
formigas gostam é de solidão, xícara é xícara,
botas são botas - sem essa de dar ouvidos aos objetos.
Você não imagina o esforço que faço para não cair em tentação
e delirar aos seus pés só para fazê-la feliz. Mas, chega.
A festa acabou, ouviu? Desfaça o laço dos seus dedos entre
os meus dedos e siga o seu caminho com essa sua calma
de matar elefantes de tédio e essa sua maneira mansa e lúcida
de falar de loucura e até de fingir-se senhora do ofício.
Não, a loucura não é como você me falou um dia.
A loucura, meu bem, não é um pátio com crianças brincando.

3 comentários:

  1. A Adélia Prado queixou-se dos dias em que olha a pedra e só vê pedra. É horrível, eu bem sei! Como sei também que as formiguinhas voltarão, ziguezagueando, a me dizer que é possível bailar nos inevitáveis caminhos retos. Eu espero que a pedra amanhã já não seja pedra outra vez. E que não me abandones se me encontrares de olhos brilhantes diante da loucura! rs
    Beijos. E as pedras murmuram. Eu já ouvi.

    ResponderExcluir
  2. Daqui alguns dias as ONGs de proteção aos animais iram processar muitos e muitos poetas por matar elefantes de tédio...

    Até mais Domingos...

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito dos teus versos.
    Que reflexão. me lembra "aquele ser ou não ser"

    A loucura pode não ser o que dizem, mas também pode ser mais do que imaginamos que ela seja. e a formiga, pode até não sertão solitária assim....

    Adorei!!!!
    Grata pela visita ao meu blog! .))

    ResponderExcluir