terça-feira, 29 de março de 2011

despedida

Minhas botas eu sei o quanto vocês amam os poodles.
Mas por favor deixem nas calçadas o cocozinho deles.

Encerrada essa mania de fezes pregadas nas solas.
Compreendo que toda paixão é débil
mas esse fetiche é repugnante.

Se eu sentir esse cheiro desagradável
quando eu for ler ou dormir juro
que deixo o par dentro do cesto
de roupa suja por um mês.

Quanto a você formiguinha líder da torcida
fiquei tão triste ao saber que de madrugada
as minhas barras de cereal eram devoradas
de maneira egoísta sem o mínimo respeito.

Em menos de uma semana duas caixas
sumiram por mágica e avidez.

Um passarinho contou-me tudo:
você líder da torcida por quem
eu tinha tanta consideração
sempre arrastava junto
toda a tropa
e faziam a festa.

Se houver outro saque na calada da noite
saibam que ponho todas de castigo
coladas na vidraça com os olhos
voltados pro sol do meio-dia.

Por último, ah,
que feio minha xícara.

Eu nunca forcei o vosso relacionamento com a cafeteira.
Mas traí-la com o açucareiro enquanto eu bebia água
enquanto eu lavava os pratos enquanto eu fazia pipoca
não esperava tamanha luxúria.

Aqueles chupões.
Aquelas bulinações.

Aquele coito de kama sutra na frente da pobre cafeteira
já quase enfartando e vocês nem aí só no desfrute
com o libidinoso açucareiro.

Não tenho palavras.
Estou pasmo e sentido.

Mas enfim eu chamei vocês para ter uma conversa séria.
Amanhã viajo e não sei quando volto.

Não me perguntem nada. Ouçam-me.
Parto amanhã e não sei quando volto.

Não faça esse bico, minha xicara.
Não é hora de desmaios, minhas botas.
Formiguinha, obséquio, acalme suas antenas.

No momento o que tenho a dizer é isso.
Parto amanhã e não tenho hora para voltar.

Portanto,
juízo.

Botas então nada de bostinha de poodle.
Formiguinha líder e seu bando nada de barrinhas de cereal.
Xícara seja gentil com a cafeteira e devolva-lhe a aliança.

Comportem-se.
Na volta eu conto os detalhes.

14 comentários:

  1. Domingos, meu querido amigo, grande poeta
    Esta sua despedida comoveu-me!
    Um encanto a conversa e as recomendações...
    As botas, a xícara, a formiguinha: parece que as conheço de longa data, pessoalmente, com laço afetivo estreito, estreito...
    Encantadores versos!
    Abraço bem forte, preenchido de admiração, de respeito pelo seu lindo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Elevada poetisa e minha amiga,
    saibas que de tudo que leio
    (entre poetas e poetisas)
    a tua poesia é uma das mais
    tocantes e sinceras
    ...

    Carinhoso abraço.

    [obrigado pela gentileza]

    Carpe Diem!

    ResponderExcluir
  3. Teu jeito, único, de ver poesia no cotidiano e conseguir expressá-la com palavras é realmente impressionante...
    Nunca é demais dizer... poesia para visualizar e sentir...

    Beijinho encantado, Domingos!

    ResponderExcluir
  4. AnaLuz, a tua doçura e a vastidão
    da tua alma que é impressionante
    [alma sempre inspirada e atenta]

    Obrigado por teu olhar sensível
    sobre os meus versos.


    Beijo carinhoso.

    ResponderExcluir
  5. e a viagem far-se-á com os pés descalços.
    que bom poder ler-te e comentar-te, poeta-amigo!
    um forte abraço!

    ResponderExcluir
  6. Um poeta de coisas
    Um poeta de bichos
    um poeta de tudo

    Vim ver de perto quem a Cris homenageou.
    Só podia ser muito bom.

    bjs
    Rossana

    ResponderExcluir
  7. Jorge Pimenta, o prazer sempre será meu em ser observado por uma arguta alma
    ...

    forte abraço,
    grande poeta
    e amigo!

    ResponderExcluir
  8. Rossana, você é uma imensa poetisa!
    [acabei de vir da tua plantação e deixei por lá meus olhos boquiabertos]

    Beijo carinhoso.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Domingos.

    Adorei seu poema... vc tem uma forma muito sua de expressar sua poesia e isso é maravilhoso...

    Beijos amigo. :)

    ResponderExcluir
  10. Onde anda você?

    Saudades.

    Beijo,
    Carol

    ResponderExcluir
  11. Obrigado, Colecionadora de Silêncios.
    Afinal são os nossos espasmos e os nossos arrepios que transbordam
    ...

    beijo carinhoso,
    minha amiga.

    ResponderExcluir
  12. Olá, Carol
    estive sempre por perto
    sempre por perto
    ...

    Um beijo com muito carinho
    pra ti, bela poetisa.

    ResponderExcluir
  13. a despedida foi memorável, mas não esqueci do reencontro...

    ResponderExcluir
  14. Cris, minha doce poetisa,
    o reencontro sempre será
    mais belo [até mais
    verdadeiro]
    que a despedida
    ...

    Beijo carinhoso.

    ResponderExcluir