domingo, 24 de abril de 2011

as rosas

Eu sou o único responsável pelas rosas plantadas no jardim.
Exceto aquela parte sombreada que foram os passarinhos.

Portanto antes que me culpe pelas rosas pálidas
procure observar bem de qual terreno
é a rosa que tem na mão.

Eu não pedi para que os passarinhos me ajudassem.
Mas eles são impossíveis quando voam rasante.

O mais engraçado é que eles quando voam assim
sorriem feito bobos e não conseguem segurar
as sementes que lhes escapam dos bicos.

Eu não sugeri aos passarinhos felicidade.
Por sinal até tentei explicar que rosas
precisam de solidão e silêncio.

Os passarinhos não ouvem ninguém.
Continuaram voando rasante e sorrindo.

Não pude mesmo impedir que sementes
caíssem e brotassem naquela parte fértil
em que todo passarinho adorar viver.

O jardim é imenso.
Vai de um reino a outro.
Os passarinhos no entanto
só se interessam por essa parte.

Eu próprio poderia ter plantado rosas naquele lugar.
Não o fiz. No íntimo eu sei que é dos passarinhos
a faixa de terra dentro do meu peito.

Nessa parte sombreada eu tenho medo de plantar o que seja.
Já os passarinhos adoram e voam sorrindo
largando todo tipo de semente.

Então não me culpe se por acaso tiver na mão uma rosa pálida,
fraca, triste. Os passarinhos nunca foram cuidadosos.
Não escolhem o que vão lançar ao solo.

Às vezes acertam e crescem vigorosos e surpreendentes girassóis.
As rosas são especiais [eu disse isso a eles] não podem
simplesmente ser plantadas aos bandos,
sob folia e gracejos.

As rosas precisam de muita solidão e silêncio
ou não crescem fortes, sadias e felizes.

E eles ouvem?
Os passarinhos não ouvem ninguém.

8 comentários:

  1. Gostei muito e muito deste poema, descoberto e lido no silêncio. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Seu poema emocionou-me muitíssimo. Agradeça aos passarinhos por mim.


    Boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Esse poema é tão genial que vou pedir licença para compará-lo, é que não resisti a compração: vc deve ser o lado poeta de Antoine de Saint-Exupéry =]

    ResponderExcluir
  4. ah, roseirais! essa passarada é danada...

    lembrei-me da alada canção:

    http://www.vagalume.com.br/elis-regina/corsario.html

    beijo de bom dia, meu bruxo.

    ResponderExcluir
  5. Arroba,
    o silêncio nos abre portas
    e rompe lacres
    ...

    Obrigado,
    pelas gentis palavras.

    ResponderExcluir
  6. Valéria,
    os passarinhos estão felizes
    por toda essa onda de emoção
    a fluir
    ...

    Abraço carinhoso,
    tenha uma semana tranquila.

    ResponderExcluir
  7. D.Everson,
    lembrei-me de um livro massa
    (clássico quanto o Pequeno Príncipe)
    trata-se do "O Menino Do Dedo Verde"
    de Maurice Druon
    ...

    Somos todos mágicos.

    Obrigado, meu irmão,
    pela delicadeza.

    forte abraço.

    ResponderExcluir
  8. Cris, essa passarada
    dentro do coração
    é uma dócil loucura
    ...

    beijo carinhoso,
    crisântemo.

    ResponderExcluir