domingo, 13 de julho de 2014

Artérias em choque

Comum antes de abrir realmente os olhos
(Lavar o rosto e de escovar os dentes)
Contar o meu sonho a quem
Está por perto.

Só preciso estirar as pernas
Debaixo da querida mesa
E escrever.

Ontem sonhei que era um déspota
E ao roubar o trono dos monarcas
Mandava abolir as leis.

Todas as leis.

Eu era um déspota de fato.
E fazia do meu território
Uma grande orgia
Entre poetas.

Um verso, tolo que fosse,
Mas sincero, o trovador
Recebia sete moedas
De ouro, um eunuco,
Um cavalo de raça
E uma cortesã.

Poeta não trabalhava de graça no meu reino.

Óbvio que não durou por muito tempo a felicidade mundana.
Vieram anjos dos céus e outras mil falanges dos infernos
Pegaram-me pela manga da túnica e me trancafiaram
Na masmorra.

Torturaram-me
Pra não esquecerem
O hábito dos animais.

Lá dos subterrâneos
Em companhia dos ratos
E de dois maravilhosos videntes
(Um francês, e o outro um inglês)

Soube que o velho rei voltou ao trono.
Vive muito doente, cuspindo sangue.

E que a sua filha já toma aulas de etiqueta
De cinismo e de frieza para assumir o trono.

Rezo, medito, faço encantos,
Escrevo (parei de ler) só aguardando
A filha do rei receber o cetro e pisar no trono.

Já fomos amantes
Em vidas passadas.

Logo que eu for solto me mandarei pras montanhas.
Não sonharei mais. Vou plantar batatas e construir
Um moinho ao lado da minha janela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário