quarta-feira, 1 de junho de 2011

a taça dos loucos ou dos justos

Nunca pensei que eu teria ciúme da minha sombra.
Da silhueta dela sobre a estante.

É um tipo de ciúme muito estranho
além de apertar o peito da gente
estrangula a alma dos objetos.

Fico sem saber ao certo
se é o meu espírito
quem acorda
os mortos

ou se é a vida deles
que não foi gasta
o bastante
lá fora

e fico eu feito barata tonta rasgando papéis
bebendo café, lavando louças
aparando unhas

ora apático, ora surpreso
quando vejo que é o meu corpo

o elefante deslizando pela parede
a formiguinha de casaco cinza
a folha seca respirando
estirada na poltrona.

A minha sombra aproveita cada detalhe da luz
e vai fazendo ninhos pelos cantos da casa.

28 comentários:

  1. Gosto tanto disso: poesia em meio ao cotidiano, a revelação de pormenores que nos assombram ou nos encantam, sinônimo de vida.

    Muito bom!

    Um abraço,

    Suzana/LILY

    ResponderExcluir
  2. Sempre atento ao dia e cuidando para que ele se torne florido, hein Domingos?

    Beijinho de admiração sempre!

    ResponderExcluir
  3. Linda poeticidade! Parabéns!

    Voltarei mais vezes!

    BJ

    Catita

    ResponderExcluir
  4. Uau! Era bem isso mesmo que eu precisava ler hoje. E li logo depois de publicar meu poema. Senti uma correspondência e tanto entre os dois, meu poema e seu.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. é uma caminho (desde o início)
    delicado que nos inebria e nos apavora mas é bom, eu também gosto muito disso
    ...


    abraço carinhoso,
    Lily.

    ResponderExcluir
  6. você com seus olhos mágicos
    desvenda cada passo
    e outro se revela
    adiante
    ...


    Outro beijo para você, AnaLuz
    e obrigado por tanta doçura
    ...

    ResponderExcluir
  7. Catita (permita-me a intimidade)
    minha alma poética
    é vossa


    venha sempre,
    obrigado
    ...


    beijo carinhoso.

    ResponderExcluir
  8. Lara (Alma Sensível Que Levita)
    bacana isso não é mesmo?

    senti a mesma cumplicidade
    ao ler teu poema
    ...

    Beijo carinhoso.

    ResponderExcluir
  9. A sobra faz os ninhos e você os preenche com poesia!
    Lindo!

    ResponderExcluir
  10. Que engraçado...passei primeiro lá na Lara e tudo o que consegui dizer foi "uau!". Posso repetir aqui??? Uau, Domingos! Essa coisa que estrangula a alma dos objetos...essas coisas todas que somos e que tanto estranhamos ser...só vc mesmo pra dizer assim! Lindo, simplesmente lindo. Bjos, cheios de carinho!

    ResponderExcluir
  11. Domingos barroso ...!

    Voce é o máximo.
    sem SOMBRA de dúvida .

    um abraço , meu velho !

    ResponderExcluir
  12. Maravilha, querido Domingos!
    Maravilha!
    Esse teu olhar perscrutador, a retirar poesia dos cantos, das frestas, das fendas, dos desvãos...
    Demais, meu poeta-mor!!!
    Abraço bem apertado da
    Zélia

    ResponderExcluir
  13. a sombra que caminha ao nosso lado não será ela um pouco de nós?
    Beijo
    LauraAlberto

    ResponderExcluir
  14. O lirismo cotidiano dos justos cabe à perfeição na sua poesia grávida de extratos humanos, animais, vegetais.
    Belo, Domingos, como tudo que escreves.

    ResponderExcluir
  15. Com essa narrativa fica compreensível sentir ciúmes da sombra.

    ResponderExcluir
  16. Valéria,
    esses ninhos
    às vezes nos embriagam
    de encanto
    ...


    abraço carinhoso.

    ResponderExcluir
  17. Daniela (doce amiga)
    de fato houve sincronicidade
    de essência poética entre
    os poemas (o de Lara e o meu)
    ...



    beijo carinhoso.

    ResponderExcluir
  18. Moisés, meu camarada
    receba outro forte abraço

    (obrigado pelo elogio)

    ResponderExcluir
  19. Zélia, elevada poetisa e amiga
    sempre que você surge sinto
    o espaço encantado de flores
    ...
    (essência delicada de uma alma
    sensível)


    carinhoso abraço.

    ResponderExcluir
  20. Laura, muitas vezes a sombra vai além de nós mesmos
    ...


    beijo carinhoso.

    ResponderExcluir
  21. Paulo, obrigado pelo olhar atento
    e certeiro sobre os versos
    ...


    forte abraço,
    camarada.

    ResponderExcluir
  22. Fred, meu camarada
    a narrativa poética é um elo
    entre o que o silêncio revela
    e o que as palavras balbuciam
    ...


    forte abraço,
    irmão.

    ResponderExcluir
  23. Como sempre, versos que me arrebatam!
    Sou fascinada por sua maneira de escrever, meu querido Domingos.
    Abraço bem apertado!

    ResponderExcluir
  24. Zélia, elevada poetisa e amiga
    sinto-me lisonjeado por tocar-lhe
    a alma
    ...



    Abraço carinhoso.

    ResponderExcluir
  25. puro espanto!

    és magnífico, sem sombra de dúvida.

    ResponderExcluir
  26. Crisântemo,
    toda a majestade vem do teu olhar
    ...



    beijo carinhoso.

    ResponderExcluir
  27. não sei se li em algum lugar, ou se criei, ou se devo criar a história do homem sem sombra,

    bebemos loucos ou justos na mesma taça,


    abraço

    ResponderExcluir
  28. certamente será uma estória incrível
    uma vez que talento, meu irmão,
    não te falta
    ...


    forte abraço,
    irmão Assis


    (e trabalhe nessa ideia)

    ResponderExcluir