sexta-feira, 25 de março de 2011

limpidez

Caso eu envelheça em um banco de praça
não quero a companhia dos pombos.

Não tenho nada nas mãos
nem dentro dos bolsos.

O sol será bem-vindo
queimando a velha retina.

Os livros que repousem no quarto.

Coisa que ultimamente concedo:
deixá-los em paz sobre a estante.

Os livros também precisam
do resguardo dos olhos.

Os meus sem óculos.
A miopia virando outra coisa.

Se porventura eu envelhecer em um banco de praça
o sol será bem-vindo e as nuvens que conseguirem cair.

Mas que caiam de verdade ao meu lado.
Não me enganem refletidas na água da fonte.

Os pombos assustarei com o resto de voz
[espero que seja um berro]

espero que seja um berro melancólico
de um velho comum e normal.

Caso eu envelheça em um banco de praça
quero envelhecer melancólico o olhar afiado
o sorriso de sátiro e de pouquíssima confiança.

Assim espantarei os pombos
e toda aquela mendicância extrema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário